Uma geração plugada no mundo, que produz conteúdo, pode virar celebridade a qualquer momento e se comunica por redes sociais. Estamos mais velhos, mais democráticos e mais otimistas
O século 21 começou com muita expectativa. Será que o bug provocaria uma pane nos computadores? Viveríamos como a família Jetson? Usaríamos roupas prateadas? De fato, a tecnologia nos dá a sensação de que moramos no futuro. Habitamos um mundo onde redes sociais, livros digitais, trens super-rápidos e televisões 3D são realidade. Quase tudo o que percebemos como mudança está associado de alguma forma à tecnologia.
Mas a principal mudança provocada pela tecnologia foi a maneira como nos comunicamos por meio dela.
Graças às redes sociais, hoje, todo mundo – ou quase – é um ser virtual que viaja por um ambiente global. Basta ter a curiosidade de buscar que a internet mostra o que você quer saber. Qualquer pessoa é um produtor de conteúdo, não existem mais filtros. A internet lhe permite ser músico, cineasta, cientista, jornalista, ator, designer. Essa é a marca que a primeira década dos anos 2000 deixou: a busca pela individualidade dentro de um universo que lhe permite ser qualquer coisa.
A reportagem consultou dez especialistas de diferentes áreas para definir melhor quem foi, quais paradigmas quebrou e que legado nos deixou a geração da primeira década dos anos 2000. “Temos, entretanto, que ser sóbrios nessa análise e descobrir que essa década se trata de uma evolução e não de uma revolução. Todas essas tecnologias são extensões de tecnologias anteriores. O que mudou nessa década é que nós conseguimos prever para onde a tecnologia vai nos levar”, analisou o professor de gestão de tecnologia no IMD (International Institute for Management Development) Bill Fischer.
Se essa geração é melhor do que a que construiu os anos 1990, 1980 ou 1970? Ninguém vai saber. O fato é: o homem tem tendência a ser saudosista. Uma não foi melhor ou pior do que a outra. Todo mundo contribuiu para formar o mundo como ele é.
Leia a matéria na íntegra no jornal A Notícia. Basta clicar aqui.
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