sexta-feira, 2 de julho de 2010

Endomarketing como estratégia competitiva

Com o mundo corporativo cada vez mais competitivo, no qual as empresas buscam profissionais altamente qualificados, é vital criar métodos que aprimorem as qualificações da equipe, bem como gerar meios de fidelizar esse capital intelectual. Para isso, as empresas estão implantando programas e ações voltados para o seu público interno, chamadas de “ações de endomarketing”, no intuito de atingir inúmeros objetivos. Dentro os mais importantes se destacam a transformação dos seus colaboradores nos maiores "marqueteiros", o aumento do comprometimento dos mesmos com a empresa e a comprovação de que ações bem planejadas favorecem o crescimento profissional do colaborador, além de facilitar o atingimento das metas organizacionais.

A palavra endomarketing tem sua origem na composição do prefixo grego "endon", que significa movimento para dentro, com a palavra inglesa "marketing", que não tem tradução exata em língua portuguesa, mesmo sendo muito conceituada por diversos autores nacionais e estrangeiros.

Brum (1998)* comenta que "Hoje, no Brasil, podemos ver empresários dispostos a vender ações a funcionários, dividir lucros, pagar prêmios e desenvolver os mais diversos programas de incentivos e de benefícios, na ânsia por uma maior produtividade".

O objetivo do endomarketing é a valorização das pessoas através do estímulo e da motivação para o trabalho. Suas ações estão voltadas para atingir uma interação entre os setores e os colaboradores da empresa, a fim de alcançar os objetivos da organização, aliados ao bem-estar e a satisfação do colaborador dentro da empresa.

Os projetos de endomarketing devem ser desenvolvidos em cada organização de forma individual, preservando a identidade de cada empresa, com o intuito de apresentar na prática os valores culturais. Busca-se também manter o clima organizacional favorável ao bom desempenho das tarefas, bem como a valorização das pessoas. O reflexo se dará em uma maior produtividade e de mais qualidade com o menor custo.

O endomarketing engloba ainda a busca pela otimização da comunicação interna, dos relacionamentos interpessoais, para enfim, se chegar um dia a uma gestão participativa e preventiva, na qual o colaborador se sinta parte integrante da organização. Segundo Cerqueira (1994)* os projetos de endomarketing podem ser desenvolvidos nas seguintes tipologias:

- Projeto de desenvolvimento cultural - consolidação da cultura estabelecida;

- Projeto de difusão cultural - determinação da prática dos valores culturais;

- Projeto de segurança cultural -identificação de que a base cultural está sendo desenvolvida conforme estabelecida;

- Projeto de suplementação de RH - ligação mais estreita do marketing com a área de RH;

- Projetos avançados - implantação de políticas motivacionais e materiais.

Em resumo, os programas e ações de endomarketing devem propiciar um ambiente favorável nas organizações que buscam estabelecer uma comunicação integrada, com vistas a melhorias tanto na produtividade pessoal, como na qualidade de vida geral dos colaboradores, o que vai refletir diretamente nas tarefas desempenhadas e consequentemente na qualidade dos produtos e serviços ofertados.

Desde 1990, a Apple Marketing trabalha com ações voltadas para as áreas de Marketing e Vendas, entre elas ações de Endomarketing. Para saber mais, entre em contato ou deixe seu comentário no blog.

Leitura Recomendada:

* BRUM, A. M. Endomarketing como estratégia de gestão: encante seu cliente interno. Porto Alegre: L&PM, 1998.

*CERQUEIRA, W. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.

Fonte pesquisada: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/endomarketing-como-estrategia-competitiva/43045/

Nenhum comentário:

Postar um comentário