terça-feira, 3 de agosto de 2010

Redes sociais – vinho também se conecta

Previu-se que o Orkut mudaria profundamente a maneira de se comunicar, e, sobretudo, de agregar-se. Os brasileiros, povo que adora se reunir de modo geral, foram logo aderindo à ideia, sendo a nação que aderiu mais rapidamente. Era apenas o começo. As mídias ou redes sociais são tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas e empresas para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, ideias, experiências e perspectivas

O conceito de Blogs evoluiu muito desde sua criação em 1997. Ele era visto como um diário e hoje se tornou um meio de comunicação e expressão de muitos jornalistas, jornais, revistas, instituições e pessoas. É fonte de informação e muitos blogueiros têm público e audiência garantida na web.

Já o Twitter é considerado uma nova ferramenta bastante eficaz e prática, onde muitos executivos, empresas, jornalistas, agências de notícias e grupos jornalísticos consideram o microblog fundamental para a difusão das informações mais importantes aos seus seguidores. É a comunicação corporativa e social em poucas palavras.

O Flickr é um site que possibilita compartilhar imagens fotográficas, diferentes tipos de documentos gráficos e vídeos. É considerado uma rede social, porque além de compartilhar, o usuário pode criar um perfil pessoal, utilizá-lo como blog, adicionar amigos, receber depoimentos, fazer parte de grupos que o agrade.

O YouTube é um site que permite aos seus usuários compartilhar vídeos em formato digital. Com sua interface de fácil uso, YouTube tornou possível a qualquer um, postar na Internet vídeos que milhões de pessoas poderiam ver em poucos minutos. A grande variedade de tópicos cobertos pelo YouTube tornou o compartilhamento de vídeo uma das mais importantes partes da cultura da Internet. Alguns consideram que ele está invadindo e dando nova face à televisão. Alguns programas de TV já aderiram ao movimento, exibindo vídeos enviados por telespectadores, incitando a participação e até mostrando vídeos que viraram sucesso no YouTube.

O Facebook é uma rede social completa, com recursos de mural, fotos, vídeos, calendários de eventos e diversos serviços e aplicativos. Tem mais de 300 milhões de integrantes e é considerado a rede social mais popular do mundo.

A gastronomia nas redes sociais

A gastronomia também aderiu a esta tendência, rapidamente, como funciona a internet. A rede social Receitáculo foi inovadora nesse sentido. Descrita como “Rede Social de Culinária, Gastronomia e Receitas para sua cozinha” é um banquete para os olhos dos amantes da gastronomia. Receitas, histórias, notícias, vídeos… O Receitáculo está conectado ao Orkut, Facebook, Del.icio.us, Rec6 e Digg. Ufa!

Com crítica de restaurantes, para participar do site Comi Ali, segundo seus criadores, é só seguir os 5 Cs:

1) Conheça! Novas pessoas, lugares, experiências gastronômicas.
2) Comente! Sobre restaurantes, pratos e suas experiências.
3) Cadastre! Novos pratos, novos restaurantes.
4) Classifique! Os melhores, os piores, os mais desejados, os mais recomendados.
5) Compartilhe! Suas fotos, seus vídeos, suas listas
Ao todo, restaurantes de 44 cidades são avaliados no site.

O mundo dos vinhos também tem sua rede social brasileira: o WineTag. Através do WineTag é possível compartilhar conhecimentos, avaliações, histórias e harmonizações relacionadas ao mundo do vinho. Além de conhecer pessoas, participar de eventos e clubes de vinhos.

Com informações da Malagueta Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário